A.A QUER TRABALHAR COM VOCÊ

A cooperação com a comunidade profissional é um dos objetivos de A.A. desde os primeiros tempos de nossa Irmandade. Estamos sempre buscando fortalecer e expandir nossa comunicação com você e seus comentários e sugestões são bem-vindos. Eles nos ajudam a trabalhar mais efetivamente para alcançarmos nosso propósito comum, que é ajudar o alcoólico que ainda sofre.

Um recurso para o profissional. Que trabalha no campo do alcoolismo.

Os profissionais que trabalham com alcoólicos compartilham um propósito comum com Alcoólicos Anônimos: ajudar o alcoólico deixar de beber e a levar uma vida produtiva e saudável.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade sem fins lucrativos, auto-suficiente e totalmente independentes – “não estamos ligado a nenhuma seita ou religião, nenhuma organização ou instituição”. Contudo A.A. está apto a servir como recurso para você graças à sua diretriz de “cooperação sem afiliação” com a comunidade profissional.

Podemos servir como uma fonte de experiências pessoais com o alcoolismo e também como alternativa de apoio contínuo para a recuperação de alcoólicos.

COMO FUNCIONA

O propósito primordial de A.A., como afirma nosso preâmbulo, é “... manter-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade”.

O único requisito para tornar-se membro de A.A. é o desejo de parar de beber. Não se paga taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes graças as nossas próprias contribuições. Os membros compartilham entre si suas experiências pessoais na recuperação do alcoolismo e apresentam ao recém-chegado os Doze Passos de A.A. para a recuperação pessoal e as Doze Tradições que sustentam a Irmandade.

Reuniões: As reuniões constituem o coração do programa de A.A. e são conduzidas de maneira autônoma pelos vários grupos de A.A. espalhados por cidades no mundo inteiro. Qualquer pessoa pode assistir às reuniões abertas de A.A. Estas, geralmente consistem em depoimentos proferidos por um ou mais membros que compartilham suas impressões sobre a doença e sua presente recuperação em A.A. Algumas reuniões abertas – para as quais são convidados profissionais, imprensa, e público em geral – são realizadas com o propósito de levar informação a respeito de A.A. ao público não-alcoólico (e eventualmente ao alcoólico também). As reuniões fechadas destinam-se exclusivamente a alcoólicos.

Alcoólicos em recuperação em A.A. costumam assistir várias reuniões por semana.

Anonimato. O anonimato ajuda a irmandade a reger-se por princípios e não por personalidade, e a atuar por atração e não por promoção. Compartilhamos abertamente nosso programa de recuperação, mas não mencionamos os nomes dos indivíduos que participam deles.

O que A.A. NÃO faz

A.A. não faz campanha de motivação para alcoólicos se recuperarem, nem faz campanha para angariar membro. Não faz pesquisas, nem as patrocina. Não mantém registros de freqüência de seus membros, nem de suas histórias. Não se afilia a “conselhos” ou agências sociais (embora os membros de A.A., os grupos e seus servidores possam cooperar com eles). Não faz acompanhamento e nem controla nenhum dos seus membros. Não faz diagnóstico nem emite pareceres médicos ou psiquiátricos. Não fornece serviços de enfermagem ou de desintoxicação, nem remédios ou qualquer tipo de tratamento médico ou psiquiátrico, e nem patrocina hospitalização. Não oferece serviços religiosos. Não se engaja na educação sobre álcool. Não fornece abrigo, alimento, roupa, emprego, dinheiro ou outros serviços de assistência social. Não fornece orientação em questões domésticas ou vocacionais. Não aceita dinheiro por seus serviços e nem qualquer contribuição material vinda de fontes de fora de A.A. Não fornece cartas de referência para tribunais, advogados, agências sociais, empregadores, etc.

Encaminhamento de possíveis membros por tribunais e instituições de tratamento.

Atualmente muitos membros de A.A. chegam à Irmandade enviados por tribunais e instituições de tratamento. Alguns chegam de livre e espontânea vontade, outros não.

A.A. não faz discriminação contra nenhum possível membro. Que fez o encaminhamento a A.A. não é o que nos interessa – é o bebedor-problema que desperta nosso interesse.

Comprovante de comparecimento às reuniões

Às vezes o tribunal pede um comprovante de comparecimento do possível membro às reuniões de A.A.

Alguns grupos com o consentimento do possível membro, assinam ou rubricam, através de seu secretário, o documento fornecido pelo tribunal, junto com um envelope endereçado ao mesmo. A própria pessoa encaminhada coloca sua identificação e remete o documento de volta ao tribunal, como comprovante de comparecime

Outros grupos cooperam de modo diferente. Não há uma norma de procedimento. O modo e a extensão do envolvimento de qualquer grupo nesse processo compete inteiramente a cada grupo.

Unidade de propósito e outros problemas além do álcool

O alcoolismo e a dependência de drogas muitas vezes são identificados como “abuso de substância" ou "dependência química”. Muitas instituições de tratamento, portanto encaminham alcoólicos e não-alcoólicos a A.A. e os encorajem a participar das reuniões quando estes deixam as instituições. Qualquer pessoa pode participar de reuniões abertas de A.A. Contudo apenas pessoas com problema de bebida podem participar das reuniões fechadas ou tornar-se membro de A.A. Pessoas com os problemas além do alcoolismo podem tornar-se membros de A.A. somente se tiverem problema com a bebida.

Como fazer encaminhamento a A.A.

Alcoólicos Anônimos consta das listas telefônicas em quase todas as localidades. (Alguns profissionais telefonam para A.A. enquanto a pessoa ainda está no consultório, dando assim ao indivíduo a oportunidade imediata de estender a mão pedindo ajuda). Você também pode entrar em contato com o Escritório de Serviço Local para pedir ajuda e informações, escrevendo para a caixa postal, ou telefonar para (082) 3221-2611 e também www.alcoolicosanonimos.org.br.

(extraído do livreto de A.A. "Se você for Um profissional")

© Copyright Alcoólicos Anônimos - Área de Alagoas, Todos os direitos reservados. Web Site desenvolvido por WildTec.

ENDEREÇO:

ESL - Escritório de Serviço Local em Maceió.

Rua do Livramento, 148 - Ed. Walmap, 3º Andar, Sala 304

Centro - Maceió/AL - CEP 57020-030

Cx. Postal 50 - CEP 57020-970

Tel: WhatsApp (+55 82 3221 2611)

Tel: +55 82 3031 0725

REDES SOCIAIS:

Siga nossos canais nas mídias sociais!