ALCOOLISMO COMO DOENÇA

A.A. COMO UM RECURSO PARA OS PROFISSIONAISDA SAÚDE

A definição do alcoolismo segundo a Sociedade Americana de Medicina de Adicção e o Conselho Nacional de Sobre o Alcoolismo e Dependência de Drogas e: “O alcoolismo é uma doença primária, crônica, com fatores genéticos, psicossociais e ambientais que influem em seu desenvolvimento e suas manifestação. A doença é com freqüência progressiva e fatal. Se caracteriza por uma capacidade reduzida para controlar a bebida, uma preocupação pelo uso do álcool apesar de suas conseqüências adversas, é uma deformação na maneira de pensar, sendo a mais notável a negação. Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico.” (1992).

A RESISTÊNCIA DO ALCOÓLICO A SER AJUDADO PODE SER FRUSTANTE

Alguns profissionais da saúde tiveram que tratar de pacientes que se rebelaram ao diagnóstico. E dizer-lhes: ”Certamente não sou diabético.” Porém quando um profissional da saúde faz um diagnóstico de alcoolismo, frequentemente o alcoólico responderá: “Não bebo tanto assim”, ou pode ser que diga “Não dou um caso tão grave”, ou dará qualquer desculpa pela sua maneira de beber. Os profissionais da saúde podem esperar e antecipar este tipo de resposta.

A racionalização e a negação são partes da doença do alcoólico. A recusa inicial pelo A.A. é uma parte do mecanismo de negação.

O QUE ALGUNS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DESCOBRIRAM COMO UTILIZAM

Muitos profissionais da saúde encontraram meios eficazes para encaminhar seus pacientes ao A.A.

Um deles disse: “Ninguém sofre mais do que o alcoólico. Uma vez que se consegue tocar a vida de um alcoólico e ajudá-lo a se recuperar, quando se observa a transformação maravilhosa de uma pessoa atormentada, incapaz, doente (morrendo) em uma pessoa viva, cheia de vitalidade, útil e feliz, torna-se participante de uma experiência rica, profunda e gratificante. A.A. é o meio mais eficiente para ajudar um alcoólico a parar de beber.”

A.A. E O ALCOÓLISMO

Desde o principio, os membros consideram o alcoolismo uma doença. Os alcoólicos não podem controlar sua maneira de beber porque estão doentes do corpo e da mente (ou emoções). A maioria dos membros de A.A. descobriu que há também deficiências espirituais que caracterizam a doença.

ASSISTINDO A PRIMEIRA REUNIÃO DE A.A.

Quando os profissionais da saúde recomendam A.A., nem eles nem o alcoólico devem basear sua opinião sobre a eficácia de A.A. em uma ou duas reuniões, devem isto sim, experimentar A.A., tratando de conhecer seu programa de forma integral.

O profissional da saúde que trabalha com a cooperação de Alcoólicos Anônimos em sua comunidade, encontra-se em uma posição chave para proporcionar orientação, educação e ajuda, em uma área que dará grandes dividendos no que diz respeito à proporção de recuperação de alcoólicos. Convidamos os profissionais da saúde a assistir às nossas reuniões abertas e constatar o que A.A. tem a oferecer ao alcoólico.

(trechos extraídos do livreto "A.A. Como um Recurso para os Profissionais da Saúde")

© Copyright Alcoólicos Anônimos - Área de Alagoas, Todos os direitos reservados. Web Site desenvolvido por WildTec.

ENDEREÇO:

ESL - Escritório de Serviço Local em Maceió.

Rua do Livramento, 148 - Ed. Walmap, 3º Andar, Sala 304

Centro - Maceió/AL - CEP 57020-030

Cx. Postal 50 - CEP 57020-970

Tel: WhatsApp (+55 82 3221 2611)

Tel: +55 82 3031 0725

REDES SOCIAIS:

Siga nossos canais nas mídias sociais!